quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

UMA GAROTA “INOCENTE” – CONTO

Catedral00

CATEDRAL

Autor: Abreu, Ricardo

Há muitos anos, havia uma família oriunda de Santarém – PA que morava nas proximidades da cidade de Silves - AM.

O patriarca dessa família era Manoel Ventura, todos o conheciam como Ventura, por ser um sujeito bom e prestativo.

Um dia vindo à cidade de Itacoatiara comprar mantimentos e roupas para seus familiares como sempre fazia ao longo de vários anos.

Ventura conheceu uma bela mulher de vida fácil que se destacava pela sua beleza exótica e mãe de uma garota de 16 anos que nunca quis se dedicar aos estudos. Dizia que sua beleza a levaria ao estrelato iria fazer novela das oito.

Com essa paixão inesperada, passou a vir constantemente à cidade de Itacoatiara. Afim de, justificar suas viagens dizia aos familiares que estava tratando de um empréstimo no banco para poder ampliar seus negócios e tratar uma dor de estômago que apareceu rapidamente e que o incomodava.

Dalva pede ao amante da mãe que lhe desse 20,00 reais, pois necessitava com urgência. Dois dias se passaram e um novo pedido, agora são 50,00 reais.

Manoel percebeu que poderia tirar proveito da situação. Chamou a mocinha e lhe prometeu mais dinheiro, pois estava indo ao banco fazer um belo empréstimo.

No dia marcado pelo gerente do banco. Lá se foi o Manoel com todos os documentos exigidos. Confere papel, assinatura, avalista, Serasa, etc.

Depois de 3 horas esperando o gerente retorna a atendê-lo e diz que falta o documento do terreno que seria dado como garantia.

Retornando a casa da amante encontra a bela Dalva sorridente na janela, e pede que ele entre pela porta do lado da casa. Adentrando na casa Ventura sentiu uma forte dor na cabeça que o deixou estendido no chão.

O namorado de Dalva um bandido com uma ficha quilométrica na policia pega a bolsa que ficou caída no assoalho e percebe que não tem dinheiro.

Logo uma pequena discussão é formada, o que faremos agora, pergunta a “inocente mocinha”. O namorado pega uma sandália e dá várias sandalhadas na cúmplice, agora liga para policia e diz que esse otário tentou te agarrar a força e conseguiste escapar dando-lhe uma cacetada na cabeça do infeliz.

Ainda se encontrava zonzo quando a policia deu voz de prisão ao Dom Ruam.

Na delegacia tentava explicar que era inocente e o delegado respondia que ele iria também ao conselho tutelar, pois a garota era menor de idade.

Honorato compadre do Manoel sabendo do ocorrido e conhecedor de Dalva e de seu namorado, pede a filha advogada e que vá tirar o padrinho daquela situação vexatória.

A doutora conversa com o delegado e consegue provar que seu padrinho era inocente, pois tinha caído em uma armadilha arquitetada pelo casal de facínoras.

Chegando a sua casa é recebido como sempre pelos filhos, netos que correm para abraçá-lo e uma esposa fiel e dedicada ao lar. Em seguida, diz a todos que na cidade de Itacoatiara não volta mais, pois cansou de ser enganado pelo gerente do banco que não empresta dinheiro a ninguém e um médico que não descobre a causa da dor de estômago.

Nenhum comentário: