terça-feira, 13 de novembro de 2018




PENAROL ATLETICO CLUBE
                                          
Desvendando sua História  
                                                                                                          parte l

                            O Penarol  Atlético Clube Itacoatiara no ato de sua fundação lá pelos idos da década de 40, mais especifico em 08 de agosto de 1947, onde no seu histórico de fundação cita que o mesmo foi criado por INSPIRAÇÃO DO PEÑAROL DO URUGUAI, e por falar neste, o mesmo fazia uma excursão internacional pelo Brasil, por meados da década de 60, vindo a fazer uma parada no porto da cidade de Itacoatiara a fim de realizarem um treino “desintoxicante” devido ao longo período de inatividade da viagem fluvial vindo da cidade de Belém do Pará.
                         Fazendo uma comparação das datas de fundação e da excursão do Peñarol percebesse que as mesmas não se cruzam. Checando os jornais paraenses da época percebe-se que
No ano de 1965 o Paysandu-Pa. Fez um amistoso com o Peñarol (Uru) onde venceu com o placar de 3x0.

                      O Peñarol era composto por jogadores da Seleção Uruguai e contava com dois títulos da Libertadores da América, um Mundial de Clube e o bicampeonato nacional. O feito é lembrado até hoje no hino popular do Papão quando diz que “até o Peñarol veio aqui pra padecer”. Portanto, a fundação do Penarol Atlético Clube Itacoatiara e a excursão do Peñarol Uruguai são fatos isolados.

Parte ll



Foto arquivo Gregório Matos

                        A pesquisa vai ser voltada para o Estado do Ceara. Onde nos parece que é o local mais provável onde surgiu a tal inspiração daqueles jovens senhores, tais como: José Lemos, Gregório Matos, Marcos Esteves, Luiz Calheiros Gama, Simões Sales de Souza, Lauriano Seixas, Sebastião Mestrinho, Pedro Nogueira, Jorge Mubarak, Eliberto Paiva, Antônio Barros, Silvio Barros e Antônio Gesta. que tiveram tão brilhante ideia de fundação e gestão do Penarol   Esporte Clube.
O futebol Cearense era muito ativo nas décadas de 30 e 40. Onde havia uma grande quantidade de clubes como: Nacional Football Club, América Football Club, Olímpico football Club, Rio Negro Football Club e Peñarol Sport Club entre outros.
                    Citando esses clubes para mostrar algumas conscidências com o futebol Amazonense, ao longo do tempo esses clubes se tornaram extintos como é o caso do Peñarol Sport Club.
                  O Peñarol Sport Club foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Fortaleza, fundado em 01/04/1934, participou ativamente do campeonato estadual cearense de futebol de 1936 até 1949, onde em 1950 encerrou sua atividade futebolística.

Participações em Campeonato Cearense
Ano
1936 - 4º,     1937 - 4º,    1938 – 11º,      1939 – 3º,    1940 – 7º,    1941 – 7º, 1942 – 5º,
1943 – 6º,     1944 – 6º,   1945 – NP,     1946 – NP,    1947 – 5º,    1948 – 6º


CONSCIDÊNCIAS OU FATOS



            
                             Penarol Esporte Clube Itacoatiara
         
  Peñarol Sport Club Fortaleza                                                                               

              
                                                                                                           
Nome Peñarol Sport Club
Alcunhas Clube das Normalistas
Fundação 01 de abril de 1934 (84 anos)
Estádio Campo do Prado

            A grafia no nome do Peñarol de Fortaleza se assemelha com o Peñarol do Uruguai, mas o Penarol de Itacoatiara não usa a mesma grafia, o escudo do fortaleza tem semelhança com o do Penarol Itacoatiara e o nome Penarol no uniforme de  ambos se assemelham e os fundadores do Penarol Itacoatiara na sua grande maioria eram descendentes de Cearenses.

ACIDENTE COM A EQUIPE DO PENAROL NA RODOVIA AM-010
lll parte
                                                   Acidente na AM- 010 deixam vários feridos.
               Um ônibus que transportava a delegação do Penarol Atlético Clube com destino a Manaus, para a realização de um jogo, contra a equipe do Nacional, sofreu um acidente na altura do quilometro 57, o ônibus pertencia à empresa Ana Cássia, fato ocorrido no ano de 1965.
                 Antes da partida alguns diretores do Penarol estavam preocupados com o estado físico, isto é, o cansaço do motorista que acabara de chegar a Itacoatiara e tinha que fazer o retorno imediatamente para Manaus, sem nenhum descanso, pondo em perigo à vida dos membros da delegação, na época a estrada era de piçarra e levava de 5 a 6 horas de viagem. Havia na delegação vários motoristas habilitados que se propuseram a dirigir o veiculo, mas o motorista não aceitou, e, então iniciou a viagem, de modo que, a preocupação ou o medo dos dirigentes do clube se confirmou.
          Segundo o Sr. José Lemos, in memoria, no momento do acidente as pessoas gritavam e procuravam a saída do ônibus, mas no escuro a dificuldade era ainda maior, pois era madrugada, por volta de 4h, às luzes do ônibus se apagaram o que tornou mais dificultoso na época. O desespero era tanto que a tripulação perguntava, “cadê o fosforo?” e um dos diretores do clube responde que tinha um isqueiro, o dirigente então, começou a procurar nos bolsos da calça, bolsa, mas um detalhe de suma importância, era que todos os acidentados estavam ENSOPADOS DE GASOLINA, pois na época não existia postos de gasolina na estrada, e tinham que levar no ônibus combustível caso de emergência.
               A gasolina tinha se espalhado por todo o ônibus e ensopado todos que estavam ali em busca da saída, no momento que o dirigente achou e pegou o acendedor, eis que o milagre acontece, a mão de Deus o operou. Neste exato momento um jogador por nome de José Chaves Simões mais conhecido como, Zé Gaveta, grita: “Achei a saída!!!!”, e um outra pessoa responde:” A porta estar aqui!!” “O ônibus está derramando gasolina”, e assim, o dirigente põe de volta no bolso o isqueiro. Segundo José Maria Vital o dirigente tentou acender o isqueiro, mais não funcionou devido está ensopado de gasolina.
                Todos começaram a sair alguns com ferimentos leves e outros com arranhões, somente o Sr. José Lemos era o que apresentava um corte mais profundo na coxa e perdia muito sangue.
            O Sr. Antônio Barros, in memoria, contou que o desespero era grande ao ver a perda de sangue na coxa do Zé, e falou ”Não podíamos fazer nada para estancar aquele sangramento!” e o pensamento era que se não houvesse um socorro urgente ele morreria. “Eu rezava e pedia a Deus que o socorro chegasse logo”, continuou Antônio Barros.
                Passou no local do acidente um veiculo carregado com pranchas de madeira, mas não pode prestar o socorro, pois o carro estava cheio, mas deu uma carona até a beira do Rio Urubu, para o atleta Alonso, pois o mesmo pegou o jipe da empresa onde trabalhava como motorista, e, retornou ao local do acidente transportando até o hospital da cidade o acidentado em estado grave, o Sr. Jose Lemos, naquela época a travessia do rio urubu era feita de balsa dificultando ainda mais a viagem.

Foto do Blog do Frank Chaves
                       
                O Sr. José Lemos (Presidente do Clube) foi atendido pelo único médico da cidade Dr.Valcir. Depois dos procedimentos em conversa com os familiares disse que foi por centímetro que a artéria femoral não tinha sido atingida.
Um mês depois o Penarol voltou a Manaus para enfrentar o Nacional onde foi derrotado pelo placar de 2x0.
Foto arquivo Gregório Matos
                 
                  Neste mesmo ano sagrou-se campeão Itacoatiarense de futebol.

Pesquisa:
Globo esporte.com/Belém
Globo esporte.com/amazonas
www.wikipedia.org/wiki/peñarol_sport_club
Blog do Frank Chaves


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PENAROL ATLÉTICO CLUBE


PENAROL ATLÉTICO CLUBE


Informantes: baseado nas informações de Carlos Zamith, José Lemos, Antonio Barros, Ricardo Abreu.
Agradecimentos: Marcos Mendonça, Risomar Lopes


Penarol 2 x 2 Paissandu

















Penarol 2 x 3 Paissandu

Nome: Penarol Atlético ClubeAlcunha: Leão da Velha Serpa
Mascote: Leão

Fundação: 08 de Agosto de 1947

Uniforme: Suas cores são o Azul e o Branco

Estadio: Floro de Mendonça

Capacidade: 5.000 Pessoas

Presidente: Adaílame Rabelo de Andrade

Material: Esportivo Alternativa Sport

Competição: Campeonato Amazonense

Campeonato brasileiro – Série D 2010

Divisão 2009: 5º Colocado

Website penarol.com.br

HISTÓRIA E FUNDAÇÃO

Fundado no dia 8 de agosto de 1947, um grupo de jovens reuniu-se na casa de Luís Calheiros Gama, na Avenida Conselheiro Rui Barbosa, 314, situada atrás do prédio da Prefeitura Municipal, de Itacoatiara, na época do Prefeito Araújo Costa, com o finalidade de fundar um clube de futebol. Presentes, Simões Sales de Souza, Antônio Gessta Filho. Lourenço Souza, José Marcos Esteves e Sebastião Mestrinho.

O nome do clube foi adotado porque um time de futebol de Fortaleza, com o nome de Peñarol Sport Club (extinto em 1950) realizou temporada em Manaus. Idéia aceita por unanimidade. Foi aí que nasceu o Penarol Atlético Clube, do município de Itacoatiara. Embora a grafia do seu nome seja motivo de dúvida pela imprensa, que grafa erradamente Penãrol ou Penharol, o nome correto é Penarol, conforme consta no site oficial e nos registros da Federação Amazonense de Futebol. No campo “Eurico Gaspar Dutra”, onde foi erguida a Casa da Cultura, o Penarol viveu sua grande fase nas décadas de 50 e 60.

A primeira sede do Penarol foi construída na rua Eduardo Ribeiro, a mesma não foi concluída por motivo da proprietária do terreno ao lado ter entrado na justiça. Protestando sobre o barulho que a mesma iria causar, dirigentes tentaram comprar o terreno da pessoa em questão não obtendo resultado favorável. Em seguida em reunião optaram em vender para um pastor que construiu no local uma igreja evangélica. A atual sede foi construída na rua Solimões onde atualmente está sendo reformada.


Campeão da década de 50 – Arquivo Ricardo Abreu


Jogadores: Nego Moyses, Teodoro Martins, Epitácio Valério, João Batista, Álvaro, Rui Maia, Rigoberto, Roberto (Beto), Análio, “Juca” Obsevação: Quem conhece ou sabe o nome dos jogadores. Informar na área de comentário.

 Quem primeiro presidiu o clube foi Sebastião Mestrinho, que era oficial da Mesa de Renda do município.

Presidentes:

• Sebastião Mestrinho

• Pedro Nogueira

• Eliberto Paiva

• Lauriano Seixas

• Marcos Esteves

• Jorge Mubarak

• Silvio Barros

• José Lemos

• Antonio Barros

• Armando Rebello

• Nelson Neto

• João Oliveira ( irmão do Nelson Neto)

• José Resk

• José Ivan

• Joaquim Bentes

• Firmino Rosas

• Joaquim Bentes

• Adaílame Rabelo de Andrade













  

Video - Calouros do Brasil 
PRIMEIROS CAMPEONATOS

 

O Penarol ganhou vários campeonatos no amadorismo, no profissionalismo foi o primeiro clube do interior a participar do Campeonato Amazonense de Futebol, apesar de fundado em 1947, o primeiro Campeonato Amazonense de Futebol que disputou foi em 1980 e jogou seguidamente até 1989 e os anos de 1991 e 1993.

 
Foto de Arquivo: Risomar Lopes

 3º lugar no Amazonense de 1991. Jogadores de Itacoatiara apenas toninho lateral esquedo, da Bahia Pavão goleiro e os jogadores restantes todos oriundos de Santarém.

RETORNO AO PROFISSIONALISMO

Em 2006, o Fast Clube, time tradicional de Manaus, resolve mandar seus jogos no município de Itacoatiara e chega ao vice-campeonato, com isso muita gente pede a volta do clube original e tradicional de Itacoatiara, pois o Fast era originalmente de Manaus e isso desagradava boa parte da população daquele município.

SÉRIE B DO AMAZONENSE 2007

Com o sucesso do Fast Clube e com a volta do Campeonato Amazonense de Futebol – segunda Divisão, o clube volta ao profissionalismo, estreiando em Itacoatiara no Estádio Floro de Mendonça contra o Holanda, perdendo por 1x0.
No primeiro turno ficou em segundo lugar, atrás somente do Holanda, campanha do primeiro turno foi a seguinte;


21/10/2007 Penarol 0 – 1 Holanda
25/10/2007 Penarol 6 – 1 Olímpico
31/10/2007 Penarol 1 - 1 Nacional – B
04/11/2007 Penarol 4 – 4 Nilton Lins
07/11/2007 Penarol 3 – 2 CEPE Iranduba
11/11/2007 Penarol 2 – 0 CDC Manicore

No segundo turno a equipe caiu de produção e obteve a seguinte campnha, ficando em penúltimo lugar:

17/11/2007 Penarol 1 - 1 Holanda
22/11/2007 Penarol 2 - 1 Olímpico
28/11/2007 Penarol 1 - 3 Nacional - B
02/12/2007 Penarol 2 - 5 Nilton Lins
05/12/2007 Penarol 2 – 2 CEPE Iranduba
09/12/2007 Penarol 2 – 3 CDC Manicoré

No geral o time foi o 5º colocado no Campeonato Amazonense da Série B 2007 que marcava a volta da equipe aos campos profissionais.

 

Série B de 2008 e o acesso


No ano de 2008 a equipe consegue o vice-campeonato e ascende para a primeira divisão do Campeonato Amazonense de Futebol de 2009 com os seguintes números;


1° Turno foi o 3° colocado;
31/08/2008 Penarol 0 – 0 Tarumã
07/09/2008 Penarol 3 – 4 Rio Negro
14/09/2008 Penarol 5 – 0 Libemorro
21/09/2008 Penarol 2 – 1 São Raimundo-B
01/10/2008 Penarol 1 – 0 Manicoré
11/10/2008 Penarol 3 – 1 Nilton Lins


2º Turno, foi vice campeão:

19/10/2008 Penarol 1 -1 Tarumã
26/10/2008 Penarol 0 – 1 Rio Negro
30/11/2008 Penarol 6 – 0 Libemorro
08/11/2008 Penarol 2 – 1 São Raimundo-B
23/11/2008 Penarol 2 – 0 Manicoré
30/11/2008 Penarol 3 – 2 Nolton Lins

No geral a equipe foi vice-campeão e garantiu vaga na Série A ao lado do Rio Negro e do CDC Manicoré.


A volta a Elite do Futebol Amazonense

Em 2009, na sua volta à primeira divisão amazonense, faz uma boa campanha no primeiro turno, so que prejudicado com a formula de disputa do segundo turno o clube caiu de produção e no geral ficou na 5ª colocação entre dez times, com 21 pontos ganhos. 2010,

Campeão
 

Em 2010, três anos após seu retorno ao profissionalismo, o Leão da Velha Serpa faz indiscutivelmente, a melhor campanha dentre todos os 10 clubes participantes, culminando com o titulo amazonense conquistado em cima do Fast Clube ganhando os dois jogos da decisão por 1 a 0 e aumentando ainda mais o jejum do Tricolor de Aço, que agora amarga 40 anos sem titulo. Esse foi o primeiro titulo amazonense do clube de Itacoatiara em 63 anos de história. A conquista deu direito ao penarol de disputar a copa do Brasil 2011 e a S´rie D 2011.

ATLETAS DO PENAROL ATLÉTICO CLUBE

NOME: ANDRÉ LUIZ SILVA DIAS
APELIDO: ANDRÉ LUIZ
NASC.: 04/02/1982
POSIÇÃO: GOLEIRO
NATURAL: BELÉM – PA

NOME: RAIMUNDO MORAES PRINTES FILHO
APELIDO: RAI

NASC.: 31/08/1991
POSIÇÃO: GOLEIRO
NATURAL: BOA VISTA DO RAMOS – AM.
NOME: CRISTOVAM TAVARES P. FILHO

APELIDO: CRISTOVAM
NASC.: 19/11/1986
POSIÇÃO: ZAGUEIRO
NATURAL: BELÉM – PA
NOME: JEOVANE SANTOS SILVA
APELIDO: JEOVANE
NASC.: 04/02/1984
POSIÇÃO: ZAGUEIRO
NATURAL: SÃO LUIZ
 NOME: JOÃO EDUARDO N. DOS SANTOS
APELIDO: EDUARDO
NASC.: 30/05/1984
POSIÇÃO: ZAGUEIRO / LT. ESQUERDO
NATURAL: ITACOATIARA – AM.

LATERIAS

NOME: HUGO DELEON S. CARVALHO
APELIDO: HUGO DELEON
NASC.: 12/11/1986
POSIÇÃO: LATERAL DIREITO
NATURAL: BELÉM – PA.



VOLANTES

NOME: ROGÉRIO DOS SANTOS MALCHER
APELIDO: PRETO BARCARENA
NASC.: 12/11/1986
POSIÇÃO: VOLANTE
NATURAL: BARCARENA – PA.
 

NOME: ANTUNES SILVA DA COSTA
APELIDO: BALÃO
NASC.: 07/10/1987
POSIÇÃO: MEIA
NATURAL: MARABÁ – PA.

NOME: RAIMUNDO EDILSON VIEIRA OLIVEIRA
APELIDO: SIBOY
NASC.: 28/03/1982POSIÇÃO: VOLANTE
NATURAL: MANICORÉ – AM.

MEIAS
NOME: CELSO RICARDO DA SILVA DOS SANTOS
APELIDO: CELSINHO
NASC.: 25/05/1984
POSIÇÃO: MEIA
NATURAL: ITACOATIARA – AM.
NOME: WALDENIR MORAES PALHETA
APELIDO: PITUTA
NASC.: 08/01/1985
POSIÇÃO: MEIA
NATURAL: BELÉM – PA.


ATACANTES
NOME: CHARLES RODRIGUES DA SILVA
APELIDO: CHARLES
NASC.: 15/07/1987
POSIÇÃO: ATACANTE
NATURAL: BELO HORIZONTE – MG.


NOME: KLEBER FÁBIO DOS SANTOS

COMISSÃO TÉCNICA



APELIDO: KLEBER
NASC.: 23/08/1981
POSIÇÃO: GOLEIRO
NATURAL: BELÉM – PA.

ZAGUEIRO


NOME: EDSON SANTIAGO CAMPOS
APELIDO: SANTIAGO
NASC.: 16/06/1980
POSIÇÃO: ZAGUEIRO
NATURAL: SERRINHA – BA.



NOME: LEIRSON CARVALHO LIBÓRIO
APELIDO: BALEIA
NASC.: 28/11/1980
POSIÇÃO: ZAGUEIRO
NATURAL: ITACOATIARA – AM.

LATERIAS

 NOME: EDIVALDO SERAFIM N. BRANAÃO
APELIDO: LEVY
NASC.: 06/04/1984
POSIÇÃO: LAT. ESQUERDA
NATURAL: SOURE – PA.

 VOLANTES

 NOME: AILTON SOUZA PAIVA
APELIDO: AILTON
NASC.: 23/06/1977
POSIÇÃO: VOLANTE
NATURAL: BELÉM – PA.


NOME: RONDINELLI PAIXÃO ALVES FEITOSA
APELIDO: RONDINELLI PIAUÍ
NASC.: 13/04/1982
POSIÇÃO: VOLANTE
NATURAL: TEREZINA – PI.




Façanha heroica de Lídio garante triunfo do Penarol

Em jogo para ficar na história do futebol amazonense, a vitória do Penarol sobre o Operário, por 1 a 0, hoje, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), foi digna de heroismo. O autor da façanha foi o zagueiro Lídio. Ele sofreu um corte no supercílio aos 21 minutos do segundo tempo, ainda com 0 a 0, e foi levado ao hospital da cidade. As três alterações já haviam sido feitas e o técnico Uidemar

Batista ficou com dez jogadores em campo. A dez minutos do final do jogo, Lídio retornou ao Estádio, entrou no time e marcou o gol da vitória do Leão no último lance da partida.

O triunfo praticamente garantiu o primeiro lugar para o Penarol no segundo turno. A equipe agora precisa de um empate contra o Rio Negro, na última rodada, para confirmar a melhor campanha da segunda fase. Já o

Operário viu suas chances de classificação à semifinal serem reduzidas. O Sapão precisa vencer o Fast Ulbra na próxima rodada e torcer por uma nova derrota do Nacional para chegar ao G4.

Quem não possui mais chances de classificação é o Sul América, que foi derrotado pelo Fast por 2 a 0, hoje, no Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros a nordeste de Manaus). Já o Fast garantiu vaga na semifinal do segundo turno. Os gols partida foram marcados pelo zagueiro Greg e o volante Wilker.

Nos pênaltis, Penarol bate o rival Nacional e é bicampeão amazonense
Em 05/06/2011







 








ITACOATIARA - Comandado pelo técnico Uidemar, ex-jogador de Flamengo e Botafogo, o Penarol sagrou-se bicampeão amazonense, neste sábado, ao superar o Nacional por 4 a 3 nos pênaltis (após empate por 1 a 1 no tempo normal), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara-AM. No jogo de ida, houve igualdade pelo mesmo placar, em Manaus, o que tornou o confronto deste fim de semana ainda mais emocionante.
Por terem se enfrentado outras cinco vezes nesta edição do estadual (com uma vitória para cada lado e três empates), os clubes adquiriram uma rivalidade intensa, assim como a de seus homônimos uruguaios, gigantes do futebol sul-americano.
Como era de se prever, o equilíbrio foi a tônica dos 45 minutos iniciais. Enquanto o Penarol levava perigo nas descidas do lateral-esquerdo Celsinho, o Nacional dava trabalho com o centroavante Titton, sempre efetivo nas jogadas aéreas. O Nacional chegou a abrir o placar aos 26 minutos, mas o zagueiro Santiago foi apanhado em impedimento, assinalado corretamente.
Nos acréscimos da primeira etapa, o Penarol conseguiu tirar o zero do placar numa cobrança de falta espetacular de Marcos Pezão. A bola foi no ângulo do goleiro Douglas, que nada pôde fazer. O detalhe curioso é que Rondinelli é o cobrador oficial da equipe. Porém, contundido, não atuou na grande decisão.
Sem tempo a perder, o Nacional voltou para a etapa complementar numa pressão avassaladora. A iniciativa deu certo logo de cara. Aos cinco minutos, Cleiton He-Man recebeu de Igor Duarte, limpou o zagueiro e soltou a bomba para empatar.
Com a igualdade, quando se pensava que as equipes buscariam a defesa para esperar a disputa de pênaltis, as oportunidades se tornaram mais constantes. Pelo lado do Penarol, Charles obrigou Douglas a excelente defesa. Kena, do Naça, fez a mesma exigência de Rascifran, arqueiro do Penarol.
A inspiração dos goleiros no tempo normal fez com que o título amazonense fosse decidido nos pênaltis. Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Rascifran, que defendeu os chutes de Amaralzinho e Vinícius e garantiu o merecido bicampeonato ao Penarol, feito inédito pelos clubes do interior do Amazonas. Foi o primeiro título de primeira divisão de Uidemar na função de treinador.
Fonte: Globo Esporte (RJ)















Rondinelli um guerreiro ferido
Penarol vence nos pênaltis e conquista o bi do Campeonato Amazonense
04 Jun 2011 . 17:15 h . Rafael Valentim . portal@d24am.com

A decisão acabou empatada no tempo normal, na tarde deste sábado (4), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (município a 172 quilômetros de Manaus).



Rascifran foi o heroi do titulo ao defender o último pênalti do nacional.

Manaus - O Penarol conquistou o título pela segunda vez seguida do Campeonato Amazonense 2011 ao vencer o Nacional, nos pênaltis, por 4 a 3, após o empate em 1 a 1, no tempo regulamentar. A decisão aconteceu na tarde deste sábado (4), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (município a 172 quilômetros de Manaus).
Dentro de campo, o equilíbrio técnico marcou a decisão. Antes deste sábado, os times já haviam se enfrentado cinco vezes neste ano e empataram três vezes (cada um venceu uma vez).
No final do primeiro tempo, o experiente lateral-esquerdo Marcos Pezão abriu o placar para o Penarol em bela cobrança de falta. Aos seis minutos da etapa final, Clayton He-Man empatou para o Nacional e calou a torcida que lotava o estádio para torcer pelo time do interior do Estado.
Nos pênaltis, o primeiro a perder foi Amaralzinho, volante do Nacional. Em seguida, Celsinho desperdiçou para o Penarol. Na última cobrança, o goleiro Rascifran defendeu o chute de Vinícius e garantiu o título.
Agora o Penarol segue preparação para a Série D do Campeonato Brasileiro, no segundo semestre.