quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ITACOATIARA, “BERÇO EM AGONIA” - POESIA

hospital José Mendes

Hospital de Itacoatiara

Autora: CRISTIANE FARIAS LOPES

Nasceu em Itacoatiara, em 25.11.73, estudou na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Participação: Vl CONPOFAI / 91.

Poema: Itacoatiara, “Berço em Agonia”.

Este é o berço e a terra onde nasci.

Tuas lindas ruas onde imperava o verde com abundancia

Estavam sempre cheias de pássaros a cantar.

Ah! aqueles tempos de outrora,

Da minha infância querida,

Que o tempo levou e não trouxe mais.

Deixou-me um sentimento de tristeza.

Que nem eu mesma sei descrever.

Hoje em dia vejo a minha cidade,

Com a ganância dos homens,

Suas ambições Maléficas.

Toda destruição e ultrajada em seu orgulho.

Ah! minha cidade querida

Se soubesse como estou a sofrer,

Existe um vácuo em minha mente

E uma grande dor no meu coração.

Juro que nem eu mesma sei o que é

Acho que deve ser uma doença incurável,

Por te ver no estado de lamuria,

E tristeza em que te encontras.

Quando levo meu pensamento ao passado

te olhava tão linda cheia de atrativos naturais.

Ah! como te admirava,

E me sentia grande e forte

No meu tempo de criança.

Hoje agora no presente com esse tal do progresso

Trocaram o verde pelas cinzas.

O cantar dos pássaros, pelas buzinas dos carros.

O ar saudável por fumaças das fábricas,

E o calor sufocante das queimadas,

Que dizima nosso verde a fauna.

E tu minha cidade querida,

Com o passar dos anos,

Continua cada vez mais doente,

Desse mal incurável;

Chamado progresso destruidor.

Meu coração com um sentimento,

E minha mente começa a se preencher,

Do vazio em que te encontraste.

Ah! eu descobri,

De tanto não querer acreditar

Mas tive de aceitar a realidade.

Esse sentimento é “ódio” um ódio tão intenso

Que não dá mas pra esconder.

Eu odiando o mundo e minha cidade,

Morrendo… Morrendo…

E eu odiando… odiando esse mundo cruel e ingrato.

“Ah! minha querida cidade se o tempo, Voltasse atrás nós viveríamos felizes”.

Nenhum comentário: