quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CENTRO – BAIRRO

É chamado Centro porque foi nesse local que a cidade começou a se desenvolver.

A Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o marco referencial central porque toda a vida social, politica, religiosa foi em torno da Igreja.

P1000237

Catedral de Nossa Senhora do Rosário

Esse núcleo urbano in incialmente começou com a instalação da capela dedicada à padroeira, de frente para o rio amazonas. Foi uma construção de madeira coberta de palha e, mais tarde, construída de taipa, coberta de telha. Estava localizada onde é hoje a quadra de esporte Herculano de Castro e Costa.

igreja matriz 02

Capela de taipa e cobertura de telha

Ao redor da Matriz iam-se instalando as casas residências, também construídas de taipa, o comercio, as repartições.

Passando de Vila à cidade, em 25 de abril de 1874, com a denominação de Itacoatiara ela começou a expandir-se. Nessa época o centro era composto de construções que iam da beira do rio amazonas até a atual Dr. Luzardo Ferreira de Melo e da 7 de setembro até a 15 de novembro.

O centro é um quadrilátero que vai da beira do rio amazonas, 15 de novembro, Benjamin Constant, Av. Manaus, rua Ocidental com nove ruas no sentido leste-oeste e dez no sentido norte-sul.

Com o tempo e a medida que a população foi aumentando, o centro da cidade evoluiu bastante até chegar o que é hoje: rua arborizadas, edifícios antigos como os da rua Quintino Bocaiuva onde esta situada a papelaria vitória, prédio Ilídio Ramos & irmãos, Associação Comercial, casa anglo (mercadinho ouro verde), casa izagui & irmãos (prodente) entre outros.

Izagui & Irmão - Novo

casa izagui & irmãos (prodente)

Algumas praças fazem parte do centro: Praça Chibly Abraim (em frente ao restaurante Panorama), Praça Luiza Valério (Praça do relógio), Praça 13 de maio ( Praça da Matriz) e Praça de São Francisco.

Praça Luiza Valério de Oliveira em Itacoatiara 2

Praça Luiza Valério de Oliveira

No centro existe a melhor infra-instrutura da cidade com atendimento médico, odontológico, alimentar, educacional, religioso. Possui ainda serviço de água, luz, telefone, coleta de lixo e varias ruas com galerias pluviais, atendimento bancário e prefeitura.

ANTIGA_P

Praça 13 de maio ( Praça da Matriz)

DELIMITAÇÃO GEOGRAFICA DO CENTRO

  • Ao norte limita-se com Bairro de Iraci e Pedreiras
  • A leste: Santa Luzia e Jauari
  • Ao sul: Rio Amazonas
  • A oeste: Bairro da Colônia

Tem cinco avenidas e catorze ruas, algumas largas e compridas como a Avenida Parque ou estreita como o trecho da Rua Cassiano Secundo ou pequenas como Coronel Barbosa e Monsenhor Pereira. No centro moram muitas pessoas de classe alta e média.

P1000244

Restaurante Panorama

Nenhum comentário: