sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

COMUNIDADE DA PENHA

Informante: ELIEZER FARIAS
No Km 07 da estrada AM 010, se entra na estrada Adolfo Olímpio. A 01 Km desta estrada era a residência de uma senhora: Dona Raimunda Couto Marreiro. Ela muito devota de Nossa Senhora da Penha, uma noite, Dona Raimunda sonhou que Nossa Senhora pediu para ela fazer a sua festa. Para não deixar passar do mês de outubro. Dona Raimunda imediatamente tratou de agir. Limpou o terreno, construiu uma casinha toda de palha, abriu uma clareira, como se fosse uma Praça; e com seu filho Nilo, que era que era seu braço forte, iniciaram a empreitada. Isso aconteceu 50 anos atrás...
Em 1960, convidaram o padre Jorge, que ainda não era bispo, para abençoar e benzer o local. O padre Jorge formou uma comitiva com voluntários da igreja e caminhou para lá, junto com os amigos Eliezer, Inês Costa e outros, em um dia de domingo. Nossa chegada ao local foi uma festa. A mulher, seus parentes e vizinhos nos receberam com aquela alegria. Dona Raimunda foi logo tratando de preparar o almoço. Matou uma galinha, fez um almoço no capricho (que, alias, estava uma delicia)... Deste dia em diante todos os anos Dona Raimunda e seus filhos Nilo, Carmosita e outros organizam todos os anos no mês de outro a festa; com reza do terço e também ladainha. Havia leilões todas as noites, coma ajuda dos amigos da cidade, como Pedro Vasconcelos, Miguelzinho, Paulino Nazaré, Eliezer e todos que tinham boa vontade e queriam ver a comunidade prosperar. Tudo corria com graça de Deus...Quando Dona Raimunda faleceu de repente. Ficamos tristes, mas conformados, pois era vontade do Poderoso.
Dona Raimunda tinha outra irmã, que se chamava Paulina. Ela tinha os filhos: José e Alzira. Foram eles (que juntamente com Nilo), herdaram a terra, mas doaram para a comunidade Ficaram morando lá o Nilo, filho de Dona Raimunda, com a sua família, comunitários antigos e outros mais novos. Eles se uniram para trabalharem e darem continuidade no trabalho de Dona Raimunda.
Hoje o que vemos é a comunidade da Penha, como é conhecida, com seu povo trabalhando sério para desenvolver cada vez mais. E há muita produção na Comunidade da Penha, e que são vendidos os produtos na Feira do Produtor, na Rua 15 de Novembro, próximo ao mercado. Entre os comunitários antigos se destacava o senhor Manoel Ferreira Lima Jacinto, com 90 anos de idade; e que infelizmente faleceu recentemente, deixando muita saudade para os amigos e parente. E sua homenagem vão colocar o nome do Estádio da Penha (que será inaugurado por esses dias) terá o nome de Estádio Manoel Jacinto. Uma justa homenagem para quem dedicou toda a vida nesta comunidade.
Só temos que desejar a todos os comunitários da Penha muito sucesso e que Deus abençoe a todos, destacando os que mais trabalham: Nilo, Samuel e Ana, Sebastião Vieira, Raimundo Neves, Jorge Douglas, Chico Padre, Fátima Vieira, Manoel Vieira de Lima.
A Comunidade da Penha se considera dona de uma “banda”musical. Todo ano eles estão lã com toda a boa vontade alegrando os corações. A banda chama-se “Banda da melhor Idade”, no comando temos o Senhor Pirilo do Saxe, Sebastião Farias, Lasarômpia, Francisco Pereira, Alceu Araújo, Raimundo Ferreira e João Ferreira. E ainda contamos com Gelson Macedo, que com seu carro transporta os músicos a qualquer hora da noite para qualquer Comunidade.

Nenhum comentário: