sexta-feira, 29 de maio de 2009

PROCESSO SELETIVO - ITACOATIARA




Autora: Angela Fernandes

E lá vamos nós. Mais uma vez o processo seletivo para professor temporário acontece em Itacoatiara. E só por curiosidade, fiz uma pesquisa e constatei que o processo seletivo não acontece só aqui. Essa é uma situação em todo sistema educacional do Brasil. Até em Brasília haverá um novo processo seletivo.
Professor temporário, até quando? É injusto. Não concordo. A discriminação existe em relação ao professor concursado e o professor do processo seletivo. Muitos dizem que não. Talvez por nunca terem chegado ao final do ano e se questionarem: Será que continuarei ou não? Receberei meu salário em janeiro? Continuarei na escola onde fui lotado?
Quero entender o sistema que não emprega o jovem por não ter experiência e não admite (efetiva) o experiente que estar a mais de cinco anos na docência. Não é fácil ser do processo seletivo e saber que o contrato vai acabar, que depende da diretora e etc. E quando o profissional não é reconhecido pela aula que ele ministra? E quando aquele que não faz um bom trabalho tem um “amigo importante” e é admitido e suas faltas não são registras? Penso: Será que o presidente Lula passou por isso? Será que você já passou por isso?
É um momento e só um momento de desabafo. Muitos não poderão fazer isso. Faço, porque creio num Deus que protege que salva e liberta. Creio num Deus de justiça que abre portas e fecha portas quando ninguém mais consegue.
A árdua profissão do professor não trás conforto quando se pensa em “ter um bom salário”, como de um médico, advogado ou dentista. No entanto ela é gratificante ao saber que se existe o médico, o dentista, o advogado e outros, são porque um professor passou por eles.
Assim como um profissional se realiza ao exercer a sua profissão, eu e muitos outros professores nos realizamos ao ministrar nossas aulas. Portanto, na crença de que Deus opera quando menos esperamos, oro para que um dia a nossa educação venha a ser modelo como modelos são os sistemas educacionais de paises como França, que segundo Philippe Perrenoud, o ensino secundário do sistema educacional francês equivale ao ensino médio do sistema educacional brasileiro. (PERRENOUD, 2001), Inglaterra e outros. Oro para que todo trabalho exercido com amor e respeito seja valorizado e o sistema educacional de Itacoatiara seja justo.
(Email angelanandes@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: